• Português
  • English
 
col
Brazil's Sweet Flavor
 A ExposiçãoAs ObrasFicha TécnicaA Artista Como Adquirir Contato Outras Exposições
Cultural Support
IPH

Cultural Sponsorship
Siemens

Ministério da Cultura

min

Saiba mais...


A Exposição


Os frutos de Maruzka Cára transmitem
perfume o doce sabor do Brasil


Fonte de inspiração e de sensações, a natureza representa para Maruzka Cára o alvo principal de sua criatividade artística. Há diversos anos, com o objetivo de recriar uma emoção através da imagem exata, a artista interpreta os diversos temas que selecionou, com técnica aprimorada e, sobretudo, na sua dimensão real e física.

Fruto de inúmeras viagens pelo Brasil, observações, pesquisas perseverantes e contínuas, na busca e na localização de nossa fauna, de nossa flora e agora, de nossos frutos, cada postulado da imaginação e da atenção desta viajante do novo Milênio encontra o próprio equilíbrio de expressão em formas surpreendentemente exatas e convincentes.

Atraída pela beleza dos produtos da terra, a inspiração de Maruzka Cára reúne os frutos numa cenografia natural, onde encontra uma solução bem distribuída e equilibrada. Temática e cromatismo interagem em perfeito entrelaçamento, provocando a nossa fantasia.

A natureza exige o pincel de uma artista hábil, de traços nítidos, e nela encontra uma intérprete à altura, que transmite emoções vivas e serenas, através de suas composições originais, poéticas e envolvidas por um cromatismo suave e delicado.

O realismo de Maruzka Cára não alcança resultados banalmente ilustrativos, mas permeia as imagens de uma vivida e sugestiva plasticidade, aliadas a um inegável vigor da composição. Considerando-os como se fossem “personagens”, aos quais imprime movimento, cromatismo e equilíbrio tonal, a artista consegue transmitir aos seus frutos, o perfume e O Doce Sabor do Brasil.


Emanuel von Lauenstein Massarani
Crítico de Arte, Curador e Superintendente
do Patrimônio Cultural da Assembléia Legislativa
do Estado de São Paulo

 
col